Um oferecimento do Instituto Oceana de Tecnologia do Desenvolvimento Humano

Como Evitar Errar Mais e Mais e Mais…

Picture 548Venho hoje falar de uma coisinha que atinge uma parcela de gente muito, muito, MUITO grande. Isso é objeto de muitas e muitas das minhas consultas, então eu acho que há altas chances do assunto ser bastante relevante pra você, também.

Para algumas pessoas, eu sei que a leitura deste email significará poupar anos de erros futuros. Se você estiver atento o suficiente, isto pode significar que esta pessoa é você.

Se eu pudesse resumir esse problema em um único termo, diria:
Como sociedade,

Nosso planeta está recheado
de pessoas maníacas por acertar.

Não me leve a mal… Levar pessoas a acertarem mais e muito mais rápido é o meu trabalho cotidiano. Só que uma coisa é querer acertar… Outra coisa é definir quem somos em função dos nossos acertos.

Existem muitas pessoas que acreditam que elas são os seus acertos.

Isto está longe de ser verdade. Você é mais, muito mais do que os seus objetivos, metas e sucessos. Os erros de percurso são só isso: erros. Não indicam que você seja menor ou menos importante.

Se você se sente muito pressionado para realizar as coisas da maneira certa e não consegue se sentir bem com a hipótese de um erro, isto é a indicação de que você pode estar…

Criando barreiras para sua felicidade
e para os seus sucessos

Afinal, não são muitas as pessoas que têm um grande desempenho sob alta pressão psicológica. Imagina se somos nós as pessoas que fazem esta pressão sobre nós mesmos? Isso é uma receita para errar mais e mais e mais…

Novamente, este é o tipo de padrão de comportamento presente em todas as camadas sociais. Não me importa se você é rico ou pobre, você pode estar sendo o alvo dessa pressão neste momento.

LEIA TAMBÉM:  "Belas Palavras, Mas e Daí? Pense e Aja... Ponto Final."

Essa vulnerabilidade frequentemente está escondida de suas vítimas. Eu perdi a conta de quantas vezes perguntei a pessoas se elas tinham medo de errar e elas diziam “Medo de errar? Quem, eeeeeu? Não! Sou muito bem resolvido, não tenho medo de errar”.

Muita vezes isso tudo é…

Historinha pra boi dormir.

Já atendi centenas de pessoas, e os argumentos superficiais se repetem dentro de um grupo que compartilha a mesma cultura. Portanto, sei que muitas das pessoas que orgulhosamente exibem e falam sobre sua coragem estão, na verdade, tremendo de medo.

Foram inúmeras as vezes em que comecei uma sessão com clientes orgulhosos de não terem medo de errar e que começaram falando sobre os mais variados assuntos para, invariavelmente, alcançarem um clímax de mudança neste ponto: “no fundo, no fundo, eu tenho medo de errar e tenho que mudar isso”.

Portanto, não deixe o seu orgulho sobre quem você é cegar a si mesmo de uma possível vulnerabilidade que já é tão presente na sociedade. Eu mesmo já me peguei vítima muitas vezes deste mesmo padrão de comportamento, em vários contextos: família, trabalho, projetos, paternidade…

Errou? E daí? Qual é o problema?

Não é possível acertar todas as vezes. Portanto: relaxe! Aprenda a amar os seus erros. Só assim você poderá se concentrar no que deve fazer, de fato, ao invés de ficar lembrando “maniacamente” que “não deve errar, não deve errar, não deve errar”…

Fazer isso causa distrações desnecessárias nos momentos chave.

RELAXE!

Reconheço que isso não é fácil para todos. Portanto, mantenho minha posição: se você passa por este tipo de problemas e quer se livrar de uma vez por todas de experiências como estas, reserve sua sessão o quanto antes.

LEIA TAMBÉM:  Acredita em Predestinação?
Aqui Estão Dois Efeitos Desastrosos Que
Você Pode Ter Deixado Escapar...

Ter o prazer em errar é, na minha opinião e experiência, muito mais importante e libertador do que muitas das coisas que você vai querer realizar e conquistar em tooooooda sua vida.

Uma das ferramentas cruciais para lidar com seu desenvolvimento próprio é a compreensão mais aprofundada das suas emoções. Se você está pronto para entender se é capaz de transformar as suas, então você pode aprender mais na ferramenta de autoavaliação online que eu disponibilizei no link a seguir:

Você sabe controlar suas emoções?

Abraços Fraternos,
Rodrigo Santiago – Coach
Diretor da Meta-Coach Foundation Brasil.

Compartilhe...Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on FacebookEmail this to someone

Rodrigo é co-fundador do Movimento Espalhe o Amor, com mais de 1 milhão de fãs nas mídias sociais. Com mais de 1500 horas de experiência atendendo clientes individualmente e treinamento em várias cidades do Brasil, Rodrigo é capaz de levar praticamente qualquer pessoa a conquistar o domínio sobre suas próprias emoções em situações complicadas, utilizando para isso apenas o diálogo. É referência entre os profissionais da área e membro do time de liderança da International Society of Neuro-Semantics (ISNS) - uma organização presente em mais de 60 países que redefiniu o que é Desenvolvimento Humano.

Deixe Uma Resposta