Um oferecimento do Instituto Oceana de Tecnologia do Desenvolvimento Humano

8 Passos Urgentes Para Conquistar Tudo o Que Você Quer da Sua Vida

Picture 542Pergunta cabeluda, não acha?

“Como conquistar tudo o que se quer da vida?”

Ao longo de mais de uma década de trabalho com análise sistêmica, tendo somado a isso a dedição de milhares e milhares de horas em pesquisar, refletir, contemplar e a ajudar individualmente pessoas a conseguirem obter mais resultados positivos de suas vidas, tenho algumas idéias que acredito podem ser úteis pra você responder esta pergunta para si mesmo. Se não forem úteis, ou se não encaixarem no que você pensa, jogue este email fora, eu não ligo.

Aqui estão elas:

1 – Tome consciência de que tudo está dentro do seu corpo

Bilhões de pessoas morreram ao longo da história vivendo a ilusão de que elas querem coisas “lá fora”. Apesar dessa ilusão ser tão sedutora, ela não passa disso: uma ilusão projetada pela maneira como nosso corpo está condicionado – nossas idéias, nossas reações automáticas, nossa memória muscular.

Quando você tem certeza de que isto é uma ilusão, você deixa de ser escravo dela e passa a ser o dono do seu próprio corpo. Incorporar essa idéia é fundamental, e não é um trabalho exatamente fácil para quem ainda é “vítima” da cultura em que vivemos.

2 – Pare de viver a ilusão de que a resposta não está com você

Muitas pessoas vivem a suspeita de que há um “segredo” que elas nunca conseguem obter, e que este segredo é o que as impede de chegar onde querem ou de conquistarem a vida dos seus sonhos. Dê asas ao mesmo pensamento e frustre-se com o a maioria faz. Assuma que você é o dono dos segredos, e tenha uma vida mais assertiva e realizada.

LEIA TAMBÉM:  Jogue Fora Agora Este Erro "Cavalar"
Que Envenena Seus Relacionamentos...
Mas Que Quase Todo Mundo Comete!

3 – Esqueça a idéia de que “conquistar” é “consumir coisas”

É muito comum o estereótipo de pessoas que vivem para comprar as próximas coisas. Vivemos em uma cultura que vende a idéia de que os objetos físicos satisfazem nossos desejos. Com isso, sempre há um objeto novo para ser comprado. A verdade é você não precisa deles. O universo tem bilhões de anos, e nunca nesse tempo todo foi preciso um carro ou um smartphone, que são invenções com menos de 150 aninhos de idade.

4 – Aprenda a psicologia do querer e do desejo

No fundo, no fundo, todas as coisas que você quer conquistar são apenas imagens e cenas que o seu cérebro apresenta pra você. Você está romanceando sua própria vida, assim como um autor escreve um livro. Enquanto você continuar confirmando estes romances como “reais”, você vai continuar se sentindo profundamente deficiente deles. Tome o controle da sua mente e conte histórias mais saudáveis para si mesmo.

5 – Tudo que você quer é conhecer a si próprio

Quando projetamos nossos sonhos sobre cenas improváveis ou difíceis de serem realizadas, estamos fazendo nossas próprias emoções se tornarem escravas destas cenas e histórias. O que você quer, na verdade, é o encaixe entre o que você imagina e o que acontece do lado de fora do seu corpo. Este encaixe lhe faz liberar hormônios no seu cérebro.

Enquanto você não souber disso, você permanecerá inconsciente de que o que quer de verdade não são as cenas, mas sim os hormônios – dopamina, serotonina etc. Aprenda a liberar estes hormônios sozinho. Seja feliz por “nada”. Aí, sim, você terá maiores condições de desenhar metas mais justas consigo mesmo – e, também, mais realizáveis.

LEIA TAMBÉM:  "Belas Palavras, Mas e Daí? Pense e Aja... Ponto Final."

6 – Pense sobre a eternidade e a infinitude

Quando colocamos qualquer problema humano sob estas duas perspectivas – do tempo eterno e do espaço infinito – é difícil demais achar que o seu problema ou desejo ainda é “grande” ou “significativo”. Não existe nada que supera o poder e a grandiosidade da natureza. Portanto, penso que estar em harmonia com estes dois grandes espetáculos é tudo o que precisamos de verdade.

Todas as outras coisas são superficiais comparado ao eterno e ao infinito. Em especial os nossos desejos mundanos, que morrem conosco.

7 – Aprenda a questionar a si próprio

Seu cérebro é um grande “banco de dados” capaz de construir soluções para problemas antes considerados impossíveis, mas também capaz de dizer a você que você “está certo”. Se você não consegue conquistar tudo o que quer da vida, isso não se dá por outro motivo senão pelo fato de você confiar mais em suas certezas do que nas perguntas que você se faz para construir suas soluções.

8 – Abandone a sua falta de confiança em si próprio

Muitas pessoas vivem, hoje, uma “pseudo-confiança”: acreditam que sabem a verdade, mas têm medo dos seus projetos não darem certo. É paradoxal, mas é o que acontece. O feedback mais comum e peculiar que recebo de meus clientes é: “eu não sabia que podia fazer isso”.

Ou seja: muitas das nossas “certezas” é, na verdade, ignorância acobertada por orgulho.

É importante se livrar de de cada um destes problemas e incorporar cada um destes princípios em profundidade, na prática. Na minha opinião, este é o maior investimento que se pode fazer em si próprio.

LEIA TAMBÉM:  As Quatro Fases de Um Amor Complicado (E Como Sair Delas)

É colocar a si mesmo contra a parede: “ou vai, ou racha”. Sinalizar para si próprio: “acabou a palhaçada. Tá na hora de começar a fazer diferente, assumir as consequências dos seus próprios atos e parar de projetar e esperar soluções e milagres nos outros e nas oportunidades por aí”.

Uma das ferramentas cruciais para lidar com seu desenvolvimento próprio é a compreensão mais aprofundada das suas emoções. Se você está pronto para entender se é capaz de transformar as suas, então você pode aprender mais na ferramenta de autoavaliação online que eu disponibilizei no link a seguir:

Você sabe controlar suas emoções?

Abraços Fraternos,
Rodrigo Santiago – Coach
Diretor da Meta-Coach Foundation Brasil.

Compartilhe...Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on FacebookEmail this to someone

Rodrigo é co-fundador do Movimento Espalhe o Amor, com mais de 1 milhão de fãs nas mídias sociais. Com mais de 1500 horas de experiência atendendo clientes individualmente e treinamento em várias cidades do Brasil, Rodrigo é capaz de levar praticamente qualquer pessoa a conquistar o domínio sobre suas próprias emoções em situações complicadas, utilizando para isso apenas o diálogo. É referência entre os profissionais da área e membro do time de liderança da International Society of Neuro-Semantics (ISNS) - uma organização presente em mais de 60 países que redefiniu o que é Desenvolvimento Humano.

One Response to 8 Passos Urgentes Para Conquistar Tudo o Que Você Quer da Sua Vida

  1. Vinicius disse:

    Belo texto, tento melhorar minha condutas cada dia que passa!!!

Deixe Uma Resposta