Um oferecimento do Instituto Oceana de Tecnologia do Desenvolvimento Humano

5 Dicas Fundamentais Para Manter a Empolgação com Seus Projetos Até Concluí-los

Screen Shot 2016-02-19 at 12.43.26 AMEu me lembro de muitos clientes que tinham severas dificuldades em terminar um projeto após iniciá-lo.

É bem comum. A pessoa inicia o projeto muito empolgada, cheia de vontade, mas depois essa vontade se esgota e dá lugar a preguiça, falta de vontade, desânimo. Aí, é necessário criar projetos novos, novas esperanças, novos horizontes. Começando um novo projeto, o ciclo se repete.

Tendo testemunhado as mudanças que estes clientes fizeram para interromper estes comportamentos, posso compartilhar algumas coisas a respeito de como eles fizeram isso:

1 – Suas vontades são suas para serem dominadas.

A maioria das pessoas se comporta como se seus desejos fossem espontâneos e incontroláveis, e que suas vontades acontecem, desacontecem e as afligem naturalmente. Existe uma estrutura interna para que seus desejos aconteçam, e é possível desestruturar esse comportamento, dando lugar a mais foco, concentração e consciência do que realmente se quer. Saia do lugar de vítima dos seus desejos. Que tipo de idéias você precisa adotar a partir de hoje para estar acima dos seus desejos?

2 – Expectativas irreais podem criar e destruir desejos e vontades.

Iniciar um projeto acreditando em um determinado resultado e perceber que ele levará mais tempo do que o previsto, ou simplesmente que ele nunca acontecerá, pode também acabar com o ânimo. A solução está em aprender a criar expectativas mais realistas e menos fantasiosas. Quais expectativas você tem nutrido sobre seus projetos? São reais ou irreais?

3 – Crie uma melhor relação com sua lista de tarefas.

Ver um monte de coisas a serem feitas pode tirar este desejo simplesmente porque “não quero ter trabalho”. Novamente, a chave aqui está na expectativa. Todo sucesso é feito de muito trabalho. Sua relação com esse trabalho é o que pode mudar. Acreditar que há muito sucesso sem trabalho algum é um problema grave. Uma expectativa infantil. E você já é um adulto. Como você deve enxergar seu trabalho a partir de hoje para que haja uma melhor relação com ele?

LEIA TAMBÉM:  Em 10 Anos, Decisões ZERO. Por Quê?

4 – Crie gratificações de curto prazo.

Um dos grandes desafios em manter o ritmo em projetos longos é a sensação de “nunca chegar aos resultados”. Por isso, é importante criar marcos de curto prazo, onde você sabe que está chegando onde quer. Muitas pessoas deixam de fazer isso, e isso custa a elas a vontade de continuar. Que tipo de resultados você sabe que pode comemorar nas fases intermediárias do seu projeto para que saiba que pode manter seu ânimo e empolgação?

5 – Reconheça que, se você não mudar, jamais um projeto seu será bem sucedido.

Pessoas vão de projeto para projeto, acreditando que o sucesso está nesta ou naquela atividade. A verdade é que normalmente, não importa quantas atividades diferentes você pense, existem pessoas muito bem sucedidas em todas elas. Se é possível ser bem sucedido em qualquer atividade, o fator crítico de sucesso não é a atividade em si, mas a pessoa que a está desempenhando. Quem você precisa se tornar de verdade para levar um grande projeto a cabo e chegar ao final dele como um grande vencedor?

Gostaria de se livrar de uma vez por todas de ser vítima deste tipo de comportamento? Então, comece com o nosso teste de personalidade, onde você poderá entender se tem ou não inteligência emocional suficiente para lidar com seus desafios mais complicados na vida:

 Clique aqui para avaliar sua Inteligência Emocional online, gratuitamente

Abraços – Rodrigo.

Compartilhe...Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on FacebookEmail this to someone

Rodrigo é co-fundador do Movimento Espalhe o Amor, com mais de 1 milhão de fãs nas mídias sociais. Com mais de 1500 horas de experiência atendendo clientes individualmente e treinamento em várias cidades do Brasil, Rodrigo é capaz de levar praticamente qualquer pessoa a conquistar o domínio sobre suas próprias emoções em situações complicadas, utilizando para isso apenas o diálogo. É referência entre os profissionais da área e membro do time de liderança da International Society of Neuro-Semantics (ISNS) - uma organização presente em mais de 60 países que redefiniu o que é Desenvolvimento Humano.

LEIA TAMBÉM:  Seu relacionamento requer esforço?

Deixe Uma Resposta